Tive o prazer de participar do Agile Trends 2018, e fiquei felizmente surpreso com a enorme quantidade de empresas e bancos que estão adotando métodologias ágeis nos seus processos e compartilhando os resultados benéficos que conseguiram. Mas será que realmente estamos sendo ágeis ?

O manifesto ágil descreve 4 valores e 12 princípios, todos extremamente importantes e coesos, mas quero focar apenas no primeiro princípio por enquanto. “Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de software de valor”.

Esse primeiro principio, é curto e direto, mas diz muito. Vamos entende-lo por partes, primeiramente “Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente”. Agilidade tem como principal função, satisfazer o cliente. O manifesto te orienta em como fazer isso de forma eficaz.

Falando em eficácia, vamos ao próximo trecho “através da entrega adiantada e contínua”. Projetos grandes, com apenas uma entrega tendem a dar varios problemas. O processo de desenvolvimento de software e suscetível as falhas em diversos pontos, desde o entendimento dos requisitos, desenvolvimento, deploy, entre outros. Fazer entregas de forma adiantada e contínua, é um caminho para não cair nesse erro. Assim você consegue ir validando a cada entrega de valor com o cliente se o projeto esta indo na direção que ele esperava, e caso não estiver, ajustar rapidamente o que não esta como esperado.

Ficamos então com o trecho final, mas não menos importante “software de valor”. As entregas devem ser incrementais, e não simplesmente particionadas, cada entrega deve agregar algum valor ao cliente. Para isso, deve-se planejar cada sprint pensando nisso, e deixando bem claro para o cliente e para o time esse valor.

Estamos falando apenas do primeiro princípio, e já fica evidente, que ser agíl, não esta ligado a ferramentas, mas a cultura de empresa, em como tratar o cliente e nos processos internos.

Não basta fazer daily, sprint, review e retrospective, e usar um kanban. Se o cliente não percebe pela qualidade do produto entregue essa agilidade, a empresa NÃO é agíl.